.:. security is not for lazy minds .:. Evolve or Die .:. computer bushi .:.

terça-feira, abril 25, 2006

NIST 800-92: Security Log Management

Saiu um documento, ainda draft, sobre Security Log Management, uma leitura interessante , para quem já conhece o assunto, nada muito novo, mas uma boa compilação do que se vê no processo de gerenciamento de logs. Maiores informações no link abaixo:

http://csrc.nist.gov/publications/drafts.html#sp800-92


Para quem não conhece o NIST, seria bom se inteirar dos seus materiais, sempre interessantes e completos.

segunda-feira, abril 17, 2006

MS06-015, traz uma discussão antiga

Uma discussão ressurgiu, relacionada ao boletim da Microsoft MS06-015, devido a falta de informações no boletim. Fato que fez ressurgir críticas antigas sobre os patches da Microsoft corrigirem mais coisas do elas informam ou se propõem(O pessoal só quer um fio para puxar hehehe). Caso semelhante já havia acontecido, quando a Microsoft descobriu uma vulnerabilidade internamente e corrigiu "silenciosamente" no Windows 2003 e não repassou as correções aos outros sistemas, como o W2K, e a EEye "redescobriu" a vulnerabilidade forçando a Microsoft a emitir o boletim MS05-047 e corrigindo a vulnerabilidade sobre as demais plataformas.

Por que isso é importante?

Nós que somos responsáveis pela segurança de diversas redes, precisamos de toda informação disponível, com a garantia que os patchs corrijam exatamente o que está sendo informado. Por isso testes e avaliações de impacto são feitos antes de aplicá-los no ambiente de produção. Agora imaginem uma correção não informada esteja provocando problemas no funcionamento de algum componente chave ou irresponsavelmente abrindo uma nova brecha na rede?

Imaginou? Mais problemas para os clientes e dor de cabeça para nós.

Mais informações sobre a história no link abaixo.

http://blogs.securiteam.com/index.php/archives/394